segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Jogo Furado - Apresentação

Olá a todos.

Como é sabido, o fenómeno do futebol é algo transversal a toda a sociedade portuguesa. Por tudo quanto é lado, ouvem-se referências ao que se passa dentro do campo, desde as opiniões técnico-tácticas ditadas por um qualquer treinador de bancada, às normais picardias entre adeptos dos clubes, sendo certo que praticamente toda a gente tem opinião formada sobre qualquer acontecimento relacionado, algo que é inclusivamente fomentado pelo amplo acompanhamento dado pelos mass media.

Em simultâneo, é também um sector onde se movimenta muito dinheiro, desde as milionárias transferências, aos tão famosos investidores e fundos de investimento, que muitas vezes ninguém sabe quem são mas cuja influência é por demais evidente. O chamado “jogo maravilhoso” há muito que deixou de ser visto como mera forma de entretenimento, hoje em dia criam-se fortunas e hegemonias à custa da paixão e da militância dos adeptos.

Por tudo isto, fica evidente que o futebol e tudo o que o rodeia – tal como toda a actividade desportiva em geral – deve ser bem regulamentado e tutelado, para que não haja pontas soltas e o que aconteça dentro das quatro linhas não dê azo à suspeição. Tal como diz o velho ditado, “à mulher de César não basta ser séria, é preciso parecer

É firme convicção do autor deste blog que a honra, a transparência e a integridade são valores inalienáveis a todos os titulares de cargos de gestão e de jurisdição desportiva, neste caso concreto. No entanto, os indícios que têm sido tornados públicos revelam que estes conceitos estão a ser, de um modo geral, arredados do meio futebolístico nacional, situação que leva à crescente descredibilização do jogo e ao afastamento do público, que deveria ser a sua base.

Tendo em conta a situação lamentável do futebol em Portugal, nasce aqui o Jogo Furado, que pretende ser um espaço de denúncia à manipulação e à viciação da verdade desportiva que começa nos bastidores e que tende a ser observada em todos os estádios deste país onde o desporto se pratica a nível profissional.

Tendencialmente, algo que é furado é algo disfuncional, que não cumpre o papel para o qual foi concebido. O futebol português está furado, pois nele está implementado um sistema que não permite que a discussão em torno dele se cinja ao que se passa dentro das quatro linhas. Em analogia, está aberto um buraco enorme, onde entra tudo o que é parasitagem, contaminando e matando tudo aquilo que deveria ser a essência do futebol, desde a paixão ao desportivismo.
Imagine o leitor como seria jogar futebol com uma bola furada. Pois, não seria a mesma coisa, uma vez que seria impossível virem ao de cima todas as capacidades técnicas do jogador. Os jogos seriam decididos por factores marginais, como a sorte, a força, entre outras, tal como acontece actualmente no futebol português, onde os resultados, seja por questões relacionadas com a arbitragem ou com todo o tipo de jogadas de bastidores, geram as maiores discórdias e suspeições, ferindo de morte a credibilidade do espectáculo.

Espero, portanto, que este espaço contribua para o remendo do jogo,e que o futebol em Portugal volte a ser algo apaixonante e não o contrário.



Sem comentários:

Enviar um comentário